O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO

March 20, 2017

A primeira vez que ouvi "quem não tem tempo para a saúde, arruma tempo para a doença" foi durante a faculdade. Me marcou, modificou minha essência. Que raciocínio lógico era aquele onde o tempo que se tem é investido numa boa alimentação, atividade física e momentos que gerem prazer. Observando que o tempo gasto com a doença é muitas vezes infinitamente maior e mais dispendioso do que com a saúde em si. Porém, na maioria dos casos infelizmente, só se percebe o devido valor da saúde ao ficar doente, debilitado, frágil, dependente.

 

Triste é Ainda vivermos numa sociedade onde o famoso ditado "prevenir é melhor que remediar"  seja apenas um dito popular. Mas felizmente, ao interpretar a melhor maneira de gastar o tempo que temos, compreendi que a fisioterapia também era importante e atuante na prevenção antes da instalação da doença, do desequilíbrio, da comorbidade. Existia o outro lado da moeda fora o de reabilitar, passou a existir o de se antecipar ao que pode vir a acontecer. Promover o bem estar e a prevenção. 

 

Grande parte da população adulta não pratica atividade física e também não mantém uma alimentação saudável. Obviamente por razões diversas, desde a falta de conhecimento até por problemas financeiros. Entretanto, a maioria somente tem a percepção de que seu corpo não está funcionando perfeitamente quando aparece o sobrepeso, as dores articulares, a má postura causando dor, pressão alta, diabetes, edema em membros, falta de ânimo, ansiedade, depressão entre tantas outras desordens advindas da falta de equilíbrio corporal e mental. Afinal de contas, corpo e mente trabalham em conjunto. Problemas emocionais podem acarretar problemas físicos e vice versa. Quando estes desequilíbrios são levadas em conta e tratados precocemente são quase irrelevantes os danos que irão causar na terceira idade. Entretanto, quando estes alertas do corpo são ignorados, ou apenas atenuados, as consequências podem ser desastrosas, trazendo para a terceira idade danos irreparáveis e sequelas prejudicando o sistema fisiológico, neural, motor e emocional. 

 

Os idosos que se tornaram sedentários, mesmo aqueles que praticaram exercícios por décadas, necessitam realizar fisioterapia. Até mesmo preventivamente. Aplicar exercícios que trabalhem força, equilíbrio, capacidade respiratória, flexibilidade, coordenação motora retardam possíveis incapacidades e debilidades futuras. A fisioterapia evita possíveis quedas, traumas, doenças respiratória por diminuição da capacidade ventilatória, promove a independência ao tornar possível a realização das atividades de vida diárias. Traz-se então uma melhora da auto estima, da força de vontade e da confiança nele próprio.

 

O sedentarismo acarreta uma série de problemas e é a causa de um dos problemas mais clássicos: quedas que muitas vezes causa fraturas. Quanto mais cedo inicia-se o tratamento, maior a chance de ver esse idoso postergar a dependência, a imobilidade, a falta de cognição. 

 

Escolher uma atividade física que agrade é de suma importância. Porque ter prazer ao realizá-la ajudará a não desistir dos treinos. Pelo contrário, ajudará a querer manter e talvez aumentar a quantidade de vezes por semana. Com isso, aumenta os níveis de endorfina causando prazer, bem estar, diminuindo a ansiedade, auxiliando no tratamento da depressão, aumento da concentração, melhora da memória e até mesmo no controle do apetite. Logo, pôde-se perceber que o exercício físico traz benefícios outros além de ganho de massa muscular, redução de medidas e melhora cardiovascular e pulmonar. 

 

Embora aos 20, 30 anos pareça muito cedo para pensarmos nos 60, 70 anos, devemos nos dedicar, cuidar e habituar nossos corpos, mentes e vidas. Uma atitude que faz a diferença é escolher uma atividade física que agrade, outra é se alimentar menos de produtos industrializados e tentar manter bons relacionamentos com a família, amigos, cônjuges, vizinhos. Por mais incrível que pareça, o equilíbrio entre corpo, mente e vida social é umas das maiores e melhores expectativas de vida que o ser humano pode ter. 

 

Camila de Assis 

Fisioterapeuta 

E-mail: camilaagoncalves@hotmail.com 

Celular: (21) 995060656

Please reload

RECEITAS

APRENDENDO A JOGAR

November 6, 2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES

November 6, 2019

September 18, 2019

August 15, 2019

June 15, 2019

Please reload

Arquivo