Incontinência Urinária! Não é vergonha! Fale sobre isso com seu médico ou Fisioterapeuta!

September 6, 2016

Incontinência Urinária! Não é vergonha! Fale sobre isso com seu médico ou fisioterapeuta!

 

 

Hoje nós vamos falar de um assunto que para muitas pessoas ainda é constrangedor: a incontinência urinária. Alguns idosos apresentam sinais de incontinência e não contam a família ou não procuram um médico, vivendo anos de sua vida com esse problema em segredo.  Esse é um dos fatores que atrapalha o sucesso do tratamento, quando resolvem procurar ajuda. Porém, engana-se quem acha que a incontinência ocorre somente naqueles idosos acamados, com mais de 80 anos, que não têm uma vida muito independente e ativa. Não!

 

Muitas vezes adultos com idade em torno de 50 anos, apresentam esta disfunção. Adultos que ainda estão no mercado de trabalho, que tem uma vida independente e uma vida sexualmente ativa. Assim como para os idosos, para os adultos isto também é assustador podendo provocar até problemas emocionais e sociais, como tristeza, ansiedade, depressão, isolamento e baixa autoestima.

Em primeiro lugar, a pessoa precisa ADMITIR e encarar o seu problema. Fale com o seu médico ou com seu familiar mais próximo...  procure ajuda! Estudos relatam que uma em cada quatro mulheres e, um em cada dez homens, apresentam perda de urina, mostrando que esta queixa é mais comum do que imaginamos. Mas não devemos encarar isso como uma queixa normal do envelhecimento. Quanto mais cedo a pessoa reconhecer o problema e procurar o tratamento adequado, maior sucesso terá.

 

Dentre os tratamentos apresentados hoje em dia, não cirúrgicos, temos a atuação da fisioterapia. Através da cinesioterapia (exercícios) iremos estimular a contração muscular de todos os músculos do assoalho pélvico, que compreende um grupo muscular que vai do púbis ao cóccix, que sustentam a cavidade abdominal e pélvica.  Além dos exercícios, temos o uso de cones vaginais, eletroestimulação, biofeedback e terapia comportamental.

Todos esses recursos conservadores apresentam eficácia de tratamento no paciente incontinente. No entanto, a natureza e a gravidade do estado, assim como, as preferências do médico e paciente, são levados em consideração na hora de escolher o melhor tratamento. Quando o tratamento é cirúrgico, a fisioterapia irá atuar no pré e pós-operatório também. Parece assustador todos esses nomes e complexo, mas com a ajuda de um profissional adequado, tudo se torna mais fácil e eficaz.

 

Sua saúde é seu projeto de vida mais importante. Não deixe para depois. Comece a cuidar de você agora!

 

Provital Fisioterapia

Tel.: 3144-0942

contato@provitalfisioterapia.com.br

www.provitalfisioterapia.com.br

www.cantinhodageriatria.com.br

 

Please reload

RECEITAS

APRENDENDO A JOGAR

November 6, 2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES

November 6, 2019

September 18, 2019

August 15, 2019

June 15, 2019

Please reload

Arquivo