A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO MUSCULAR NA ROTINA DE EXERCÍCIOS DO IDOSO

June 5, 2016

 

O processo de envelhecimento fisiológico é inevitável, causando a perda de massa muscular e força muscular, levando a deterioração da mobilidade e da capacidade funcional. Sabemos que força muscular é essencial para o desempenho de habilidades motoras, desde as mais simples tarefas diárias, até as mais complexas, ajudando o idoso a movimentar-se com maior independência e, em consequência, obter melhor qualidade de vida. Por isso, um dos objetivos do trabalho com idosos é atuar no treinamento de força, em busca de efeitos significativos sobre a massa muscular, a fim de reverter ou retardar os danos que o envelhecimento causa a saúde física. 

Cada vez mais o treinamento de força está sendo indicado e praticado por idosos. No entanto, ainda existe preconceito e receio por parte desta população. Ainda existe a crença de que o idoso só pode praticar alongamento, hidroginástica e caminhada. Porém, o fortalecimento muscular deve ser acrescentado à rotina de exercícios, podendo ser feito com pesos, faixas elásticas e molas. 

Um programa de exercício de força adequado para o idoso irá provocar fortalecimento do aparelho musculoesquelético, aumento de força, tônus e resistência muscular. Além disso, ajuda na prevenção de alterações posturais, prevenção de diversas doenças como a osteoporose, infecções, artroses e prevenção de desconfortos físicos como, dores musculares e articulares. 
Os programas de exercícios devem ser prescritos respeitando a individualidade do idoso e sua necessidade. Quando existe a presença de alguma patologia ou alguma queixa de dor, recomendamos iniciar a prática de exercícios com a fisioterapia pra preparar a musculatura para outras atividades. A cinesioterapia é realizada com pesos, faixas elásticas, entre outros acessórios, para gerar sobrecarga muscular. 

Já no pilates, a sobrecarga muscular é feita com a utilização de molas que podem ser longas e curtas, variando na sua intensidade de resistência. O método promove aumento da força muscular, resistência à fadiga e potência muscular. É uma opção de exercício físico seguro, eficaz e indicado para a população mais idosa. Faz muito sucesso devido os benefícios que promove, além de não provocar impacto nas articulações e apresentar um risco de lesão menor do que em outros tipos de exercícios de força. Além disso, proporciona um ambiente mais calmo e tranquilo, com atendimento personalizado, tão buscado por este público.


Dúvidas?! Escreva pra gente! Envie seu comentário!
contato@provitalfisioterapia.com.br

Please reload

RECEITAS

APRENDENDO A JOGAR

November 6, 2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES

November 6, 2019

September 18, 2019

August 15, 2019

June 15, 2019

Please reload

Arquivo