SARCOPENIA NO IDOSO

April 14, 2016

 

A sarcopenia pode ser definida como perda significativa de massa muscular no Idoso com comprometimento de sua funcionalidade! 
Faz parte do processo de envelhecer o declínio de massa muscular, capacidade e habilidades físicas e mudanças no sistema endócrino ( hormonal). Além disso, há significativa redução da ingesta ( alimentação ) e síntese protéica ( formação do músculo ).
Com isso, a medida que envelhecemos, é necessário o aumento da ingesta protéica como carnes, leite e ovos... No entanto, até por questões sócio -culturais, nos alimentamos a base de carboidratos, ou seja, arroz, batata, pães e macarrão. 
Para exemplificar : a partir dos 65anos , um idoso saudável! !! necessita em média de 1 a 1.2grs/kg/dia de proteína. Assim, se o idoso tem 65kg ele precisa em média 65grs de proteína por dia. Um bife de carne vermelha tem mais ou menos 17grs de proteína! !!
Dificilmente conseguiremos que um idoso coma 4 bifes ao dia!!!
A suplementaçao alimentar para o idoso se faz fundamental assim como uma atividade física regular assistida. 
Cada vez mais os estudos demonstram que sem suplementos , o idoso não atinge índices ideais nutricionais,levando a piora do estado imunológico, perda funcional, quedas e infecções recorrentes.
Existem atualmente inúmeros suplementos específicos para os idosos. Somente o médico e o nutricionista estão aptos a prescrever o ideal para cada um... 
O importante é saber que hoje já podemos falar em ganho de massa muscular na terceira idade sim!!!
Acrescente ai uma alimentação saudável, banho de sol, atividade física e muita alegria de viver!!!
Não tem erro!!!

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