OLÁ LEITORES! PROVITAL FISIOTERAPIA

January 21, 2016

 

A partir de hoje estaremos juntos aqui no portal Cantinho da Geriatria, trazendo para vocês informações a respeito da fisioterapia e seus benefícios para a saúde do idoso. Os temas serão relacionados à prevenção das doenças do envelhecimento e os cuidados com a saúde quando as patologias já estiverem instaladas. Somos as fisioterapeutas Bianca e Michelle responsáveis pela Provital Fisioterapia. Nós acreditamos que prevenir doenças ainda é a melhor forma de alcançar a qualidade de vida e o bem-estar tão desejados na terceira idade! Por isso, escolhemos esse tema como nossa primeira postagem. Esperamos que vocês gostem e sintam-se à vontade para enviar suas dúvidas e sugestões!
As transformações sociodemográficas dos últimos anos foram responsáveis pelo aumento do número de idosos na população mundial, resultando numa procurar cada vez maior por recursos que melhorem a qualidade de vida na terceira idade. Todos desejam envelhecer com saúde e disposição física. Porém, muitos idosos procuram a fisioterapia a fim de tratar queixas como dores em alguma parte do corpo ou dificuldade em realizar atividades do cotidiano. Mas poucos sabem que a fisioterapia geriátrica e gerontológica vão muito além de tratar uma patologia já existente.  O papel do fisioterapeuta também compreende em atuar na prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas do envelhecimento.
O idoso é avaliado de forma global, considerando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Uma anamnese integral é realizada para traçar quais os recursos serão utilizados dentro da fisioterapia. Dentro destes recursos, a cinesioterapia é uma conduta muito eficaz. São exercícios terapêuticos realizados com a utilização ou não de aparelhos. Com o objetivo de promover a melhora da capacidade aeróbica, fortalecimento muscular, alongamento, a propriocepção, a coordenação e o equilíbrio, a fisioterapia preventiva irá minimizar as alterações fisiológicas do envelhecimento e evitar doenças dos sistemas osteoarticular, cardíaco, respiratório e neuropsicológico. Os exercícios respiratórios e posturais também são muito importantes nesta fase da vida, por melhorar a capacidade pulmonar e promover maior independência para a realização das atividades de vida diária. Vale ressaltar que as orientações com relação à prevenção de quedas e a adaptação do ambiente onde o idoso está inserido também são necessárias nesta fase da vida. São outros tipos de condutas que falaremos em outras postagens. O resultado é mais saúde, bem estar e qualidade de vida dos pacientes.
Entretanto, existem certos cuidados a serem tomados com os idosos. Uma boa avaliação irá detectar possíveis restrições para a prática de exercício. Procure um fisioterapeuta para elaborar o tratamento adequado para você. Não deixe para depois! Sua saúde é seu projeto de vida mais importante!
Fale conosco: contato@provitalfisioterapia.com.br
Acompanhe também nosso perfil no facebook e instagram. 

Please reload

RECEITAS

APRENDENDO A JOGAR

November 6, 2019

1/10
Please reload

POSTS RECENTES

November 6, 2019

September 18, 2019

August 15, 2019

June 15, 2019

Please reload

Arquivo