O TEMPO DA MEMÓRIA

January 16, 2016

 

A Grécia antiga já refletia sobre a memória. Sua deusa Mneumose, casada com Zeus, era a deusa da memória e sua grande missão era lutar contra o tempo para manter os registros e deixar os rastros da história... 
Atualmente não é diferente. Todos temos medo de "perder a memória" e o esquecimento passou a ser tão temido quanto qualquer doença! 
A boa notícia é que esquecer é normal! Apesar de acharmos que qualquer pequeno deficit é demência, não é... Nosso cérebro envelhece como nosso corpo, assim, com o avançar da idade, nossa memória e nosso processamento de informações e aprendizados vão lentificando. Por outro lado, adquirimos mais vocabulário, conhecimento histórico e experiência de vida. As alterações normais da idade são, muitas vezes, hipervalorizadas pelo medo de "ficar demente". Pessoas que nunca gravaram nomes,faces e números a vida inteira não o farão aos 60 anos... No envelhecimento normal, os neurônios passam a não funcionar muito bem (vão lentificando) enquanto que na demência eles morrem (perda total), o que é muito diferente! 
Nosso desenvolvimento cognitivo é influenciável durante toda a vida, desde o útero até a velhice. Assim, muito podemos fazer para proteger nossos neurônios e preservar nossa memória. 
Estudos recentes apontam interessantes fatores de proteção neuronal. Sabemos que tudo que compromete a vascularização cerebral é danosa, portanto, controlar doenças crônicas como diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia são fundamentais. As atividades físicas são todas bem vindas porém, as aeróbicas parecem ser mais efetivas justamente por aumentar a oxigenação cerebral. Atividades sociais em grupos com encontros e conversas agradáveis trazem prazer e bem estar, diminuindo a solidão e os processos depressivos. 
Mais do que trabalhos laborais como palavras cruzadas, crochê e pintura, é o desenvolvimento de novas habilidades que faz toda a diferença. 
Aprender coisas novas ativa as áreas cerebrais. Alimentos saudáveis com baixos índices de açúcares e gorduras ajudam a manter as doenças crônicas sob controle. 
Buscar higiene do sono é prioridade. O sono literalmente alimenta a memória. 
E por fim, acreditem, isso também consta nos estudos, é muito importante cuidar do nosso bem estar emocional tendo propósitos, metas e fé... 
No fim de tudo, do que adiantaria termos tanto a lembrar e tanta vida pra viver sem sonhos, desejos e a certeza de uma vida melhor? 
Cuide bem do seu coração. 
Sua mente agradece! 

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