- Dra. Roberta França
TREINO FUNCIONAL PARA IDOSOS - QUEM DISSE QUE NÃO PODE?

Sabemos que o avançar da idade está relacionada a perda muscular.
Ganhamos gordura em detrimento dos músculos sim, mas isso pode ser revertido!
O termo sarcopenia era até então utilizado para explicar a fragilidade do idoso condicionado a perda muscular. Hoje, pra muito além da sarcopenia é a dinapenia que nos chama mais atenção.
A perda de força muscular é mais seria que a perda da própria massa muscular. Um idoso pode ter pouca musculatura mas tendo força ele mantém sua funcionalidade e sua independência .
Os estudos evidenciam que não se consegue melhorar o ganho de massa magra apenas com suplementação! Sem atividade física não há ganho real !
Apesar da intervenção nutricional ser um dos pilares da melhora clínica do idoso, são os exercícios que irão melhorar sua potência muscular e desempenho funcional!
A obesidade sarcopenica e dinapenica é uma realidade. São idosos com grande volume de gordura abdominal e visceral , que podem até não ter uma aparência obesa , como pensamos na obesidade, mas tem pouca força muscular, baixa capacidade aeróbica e baixo metabolismo. Muitas vezes associada a resistência insulínica, hipertensão, dislipidemia , diabetes e doença cardiovascular.
Todo idoso pode realizar treino resistido, de flexibilidade e também aeróbico, desde que acompanhando por profissionais qualificados!!! Educador físico ou fisioterapeuta!
Sao treinos que melhoram a marcha, o equilíbrio e a força!
Nao precisa ser um treino pesado! Exercícios com carga baixa e muitas repetições também aumentam a força.
Os exercícios aeróbicos reduzem a gordura abdominal , fundamental para a saúde muscular! Eles evitam a sarcopenia e a dinapenia com o avançar da idade !
Mais do que nunca, atividade física deixou se ser uma simples possibilidade ....
Atividade física é uma escolha de vida , de qualidade de vida é acima de tudo, de bem envelhecer!!!
Vamos começar?
Dra Roberta França
Medicina Geriátrica
De corpo e Alma
www.geriatrarobertafranca.com.br