Buscar
  • Dra. Roberta França

REFLUXO - MAIS SÉRIO DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR!


REFLUXO - MAIS SÉRIO DO QUE VOCÊ PODE IMAGINAR!

Refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior, não funciona como deveria.

O grau da inflamação causada no esôfago pelo refluxo vai depender da acidez do conteúdo do estômago, e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa do esôfago; podendo causar uma doença chamada esofagite. O revestimento do estômago o protege contra os efeitos de seus próprios ácidos, mas o esôfago não possui essa proteção, o que pode provocar a queimação e azia. Esses sintomas de azia e queimação são muito conhecidos e a maioria das pessoas acredita que ter refluxo obrigatoriamente apresentará esses sintomas.

Não é bem assim!!! Principalmente nos idosos os sintomas NÃO GÁSTRICOS são mais comuns do que imaginamos. Pacientes que apresentam - rouquidão crônica - lesões em orofaringe - aftas frequentes - perda do esmalte dentário - sinusites continuas - nodulos em cordas vocais - tosse crônica - dor torácica atípica sem causa aparente

E o mais importante!!! PNEUMONIA DE REPETIÇÃO!!! Todos esses sinais e sintomas precisam ser investigados e o refluxo deve ser descartado! Fique atento! Na dúvida procure um geriatra Porque mais importante que ganhar idade é ganhar qualidade de vida !!

Dra Roberta França Medicina Geriátrica www.geriatrarobertafranca.com.br


56 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy