Buscar
  • Dra. Roberta França

Alterações do Sono, Insônia e o Risco de Demência


O sono é biológico! Ele é fundamental ! É durante o sono profundo que armazenamos os dados do dia a dia, fazemos a "faxina" nos nossos neurônios e criamos nossa memória.

A falta de sono causa impacto direto na funcionalidade do idoso, levando a um declinio físico e cognitivo, ou seja, aumenta o risco de demência!!!!

É importante salientar que faz parte do envelhecimento saudável as variações na normais do sono. São elas: - cochilos diurnos frequentes - dormir cada vez mais cedo e acordar mais cedo também - demora para iniciar o sono - fragmentação do sono ( acordar muitas vezes a noite) - despertar precoce - sono menos profundo ( redução do estágio REM)

Tudo isso faz parte das queixas que a idade traz e não costumam afetar a funcionalidade do idoso. A família muitas vezes se incomoda mais que o próprio idoso. Nesses casos trabalhamos em cima da higiene do sono e mudanças de hábitos. E quando devemos entender essas alterações como patológicas?

Quando o idoso passa a ser afetado por essas alterações!!! De um modo geral apresentam: - fadiga constante - ansiedade - perda de peso - dificuldade de memória, aprendizado e atenção - dificuldade para executar suas tarefas diárias - medo de dormir -abuso de álcool e drogas para "relaxar"

Aqui é hora de urgente intervenção! A insônia está associada ao declínio cognitivo acelerando o processo em 3 anos e é preditor clínico de demência de Alzheimer Infelizmente a maioria dos idosos e das pessoas em geral, acham normal ter insônia!!

Não é! A insônia é um problema multifatorial.

Há questões de predisposição genética, fatores precipitadores e fatores perpetuadores... É preciso olhar com atenção ! É preciso tratar com seriedade ! Sua memória agradece !!!!

Dra Roberta França Medicina Geriátrica de Corpo e Alma Integrando ciências alinhamento e constelação sistêmica dinâmica www.cantinhodageriatria.com.br

#RobertaFrança #cantinhodageriatria

58 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy