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EXERCÍCIOS NA TERCEIRA IDADE


Praticar exercícios ou algum esporte regularmente é fundamental para a saúde de qualquer ser humano. Contudo, uma atividade especificamente, é uma grande aliada das pessoas na terceira idade: a caminhada. Idosos que caminham com regularidade têm mais chances de prevenir ou retardar uma série de distúrbios de saúde.

Para ratificar tais vantagens, um estudo foi efetuado e publicado na revista médica Jama, em 2014. A pesquisa comprovou que idosos que caminham com regularidade têm 18% menos probabilidade de apresentar alguma debilidade física e um menor risco de, futuramente, ter algum tipo de inaptidão perene.

Seguem, alguns dos benefícios que este exercício, quando realizado e orientado, de maneira correta, pode trazer na terceira idade:

– Aumento da massa óssea e fortalecimento dos ossos e articulações, e com isso a melhora na disposição para executar as tarefas do dia a dia.

– Manutenção e aumento da massa magra (músculos) e, assim, melhora da força muscular, o que vai possibilitar ao idoso realizar as tarefas do dia a dia, desde calçar as meias até tomar banho e até as mais pesadas, como subir e descer degraus, carregar as sacolas do mercado, etc.

– Melhora do equilíbrio, o que é importante para evitar e reduzir o risco de quedas.

– Prevenção da obesidade e consequente redução da incidência de doenças cardíacas.

– Redução das dores articulares e aumento da sensação de prazer e bem-estar, assim como a prevenção das doenças crônico-degenerativas como a osteoporose, artrite e artrose.

– Redução da diabetes tipo 2.

– Melhora da circulação sanguínea, diminuindo a sensação de peso e dor nas pernas.

– Redução da pressão arterial em repouso, evitando os riscos de AVC.

– Melhora da capacidade cardíaca e cardiopulmonar, e aumento da autonomia do idoso.

– Melhora da autoconfiança, autocuidados, libido e socialização.

Para que o corpo se beneficie das vantagens do exercício, é necessário realizá-lo, no mínimo, de duas a três vezes na semana. 30 minutos de caminhada são suficientes na terceira idade, com esta frequência e em uma intensidade moderada, para se obter os resultados desejados.

Um fator também a se destacar da caminhada para o idoso é o bem-estar mental.

A caminhada, tanto quanto outros exercícios, libera serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Desta forma, a caminhada é capaz também de combater e atenuar os a depressão.

Antes de iniciar toda e qualquer atividade física, é fundamental consultar o médico. É preciso fazer uma avaliação e exames com um geriatra ou clínico para avaliar as condições cardiovasculares. Com estes cuidados, é possível então se beneficiar de todas as vantagens da caminhada.

Pedro Carvalho - Educador Físico

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CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

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