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  • Dra. Roberta França

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINAS D e CÃLCIO


Suplementação de Vitaminas D e CÁLCIO - cuidado com os excessos!!!

Hoje fala- se muito em suplementação de vitaminas principalmente cálcio e vitamina D. Parece que de repente todo mundo tem deficiência de vitaminas e por serem vendidas sem receita médica são amplamente utilizadas sem nenhum critério. Todo mundo acha que pode tomar dezenas de vitaminas aleatoriamente porque vitamina faz bem. Faz mesmo! Só que sob controle adequado e uso consciente. Sumplemento como o próprio nome diz é utilizado para complementar algo faltante ou substituir caso não haja consumo regular de determinada substância importante para boa função do organismo. Tomar suplementos sem necessidade pode acarretar uma série de problemas a saúde , a hipervitaminose acontece e pode ser grave.

A vitamina D é importantíssima para o metabolismo ósseo, para músculos e pele e para o sistema nervoso central. Muito poucos alimentos possuem quantidades grandes de vitamina D, com exceção dos peixes, que são ainda pouco utilizados na nossa dieta. Exposição solar diária por mais de 15min, de ossos longos (braços e pernas) produzem 20.000 u de vitamina D. No entanto passamos cada dia mais trancados em casa, no carro, no trabalho ou nas escolas com janelas fechadas , ar condicionado ligado e pouquíssimo acesso ao bom e velho sol. Repor a vitamina D quando necessário é fundamental: - melhora a função muscular - reduz em 12% o risco de fratura - reduz a taxa de perda óssea

Alguns pacientes necessitam de suplementação sempre: - pacientes obesos - pacientes submetidos a cirurgia bariátrica - pacientes em uso de anticonvulsivantes e corticóides Todas as outras pessoas só devem realizar suplementação se houver necessidade real, ou seja, dosagem de vitamina D sanguínea menor que 30 em pacientes acima de 50 anos. Intoxicação por excesso de Vitamina D acontece sim. Ela leva a hipercalcemia que gera vômitos , náuseas , desidratação e espamos musculares. Algo muito sério que leva alguns pacientes a internação .

Com o Cálcio nao é diferente. Se você tem boa ingesta de leites , queijos e iogurtes nao necessita de suplementação de cálcio. Buscar vitaminas e sais minerais na dieta é sempre melhor!

Assim como a vitamina D o excesso de cálcio pode levar a litiase(cálculo) renal. Alguns estudos apontam a hipercalcemia como responsável pelo aumento do risco cardiovascular pelo depósito excessivo do cálcio nas artérias. Assim fica claro que cálcio e vitamina D são sim importantíssimos para a saúde óssea. Sao usados na prevenção e tambem coadjuvantes no tratamento da osteopenia e osteoporose. No entanto elevados níveis séricos dessas vitaminas não trazem beneficio real !!! O tratamento é sempre individualizado. O bom senso é fundamental!

Afinal a natureza é sabia e nos brindou com tudo que nosso corpo precisa ... Alimentação saudável é vida... Sol é vida... Um brinde a natureza que nos permite viver sem remédios desnecessários

Dra Roberta França Medicina Geriátrica www.cantinhodageriatria.com.br

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