Buscar
  • Christina Borges

ESTATUTO GLOBAL DA DEMÊNCIA: é possível conviver bem com a doença?


ESTATUTO GLOBAL DA DEMÊNCIA: é possível conviver bem com a doença?

A demência é uma doença que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo todo.

E cada vez mais é comum, alguém no nosso círculo familiar ou de convivência, ser diagnosticado com tipo de demência. Que é um grupo de doenças cerebrais que causam: a perda progressiva da memória, a incapacidade de aprender e reter coisas novas, podendo apresentar alterações no comportamento, no humor, no pensamento e na capacidade de julgar, assim como apresentar agressividade e alterações na personalidade.

Mas, por incrível que pareça, essa não é uma doença nova, o primeiro caso foi descrito em 1906. Só que Pela dificuldade de acesso à informação e ao diagnóstico correto, as pessoas se referiam à demência como: “ fulano está ficando caduco” ou “ ele está esclerosado”!

Hoje por ser uma doença que afeta cada vez mais pessoas, famílias e à sociedade como um todo, frequentemente vemos na TV, nos jornais e nas rádios esclarecimentos sobre essa doença - que é progressiva, que tem tratamento e que desperta interesse de muitos profissionais, pesquisadores e cientistas na busca da cura.

Enquanto não existe um medicamento capaz de reverter todo o dano causado ao cérebro, dos indivíduos que apresentam um tipo de demência, a Associação Internacional de Alzheimer propõe um ESTATUTO GLOBAL DA DEMÊNCIA para que o portador da doença tenha acesso ao diagnóstico, a informações sobre a doença e ao tratamento adequado.

Compartilho com vocês, os principais passos proposto pelo Estatuto, como forma esclarecer os direitos, a forma de buscar ajuda, e com isso, oferecer qualidade de vida, manutenção da autonomia e independência do idoso com demência. A informação correta passada a diante permite a identificação e, em alguns casos, até a possibilidade de retardar a evolução da doença. Não perca tempo!

Por CHRISTINA BORGES

Psicóloga/ Mestre em Psicologia Clínica/Neurociências - Neuropsicologia

Cérebro Ativo – https: //www.facebook.com/cerebroativopsi (21)98581.2121

www.cantinhodageriatria.com.br

#ChristinaBorges

62 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy