Buscar
  • Samuel Levy

A BOA SAÚDE ORAL


A existência de boa saúde oral nas fases mais avançadas da vida permite um envelhecimento com mais qualidade. Deste modo, a capacidade de poder apreciar todo tipo de alimentação, de poder sorrir e de apresentar uma estética facial agradável, contribui para o bem-estar físico e acima de tudo, emocional do indivíduo. A existência de poucos dentes ou até a sua total ausência, dificulta a comunicação interpessoal, diminui a autoestima e pode, assim, contribuir para o isolamento destas pessoas.

Com o envelhecimento, ocorre uma série de mudanças que podem afetar o estado nutricional dos idosos. A falta de dentes em idades mais avançadas leva a diminuição da capacidade mastigatória, o que condiciona a escolha dos alimentos e, por conseguinte, conduzirá ao aparecimento de outras patologias orais (cáries, doença periodontal) e sistémicas (a nível gástrico).

Problemas dentários são hoje vistos como fatores contribuintes ou mesmo primários, em alguns estágios causando até a desnutrição do idoso. Uma dentição precária torna difícil uma dieta adequada, principalmente quanto à ingestão do ponto de vista da falta de estabilidade das próteses.

A falta de dentes, ou mesmo a presença de próteses mal adaptadas dificultam a mastigação, fazendo com que o idoso ingira alimentos amolecidos que causem saciedade, sem com isso fornecer as necessidades mínimas de proteínas, vitaminas e minerais. É para resolver essa situação que os implantes dentários são indicados: eles proporcionam mais estabilidade e apoio do que dentaduras ou próteses parciais. Deste modo, os implantes são uma excelente alternativa para pacientes que apresentam ausência de um grande número de dentes ou que possuam próteses removíveis, pois devolvem-lhe estética facial e capacidade mastigatória efetiva. Se o paciente idoso se encontra bem de saúde, sem qualquer patologia sistémica não controlada, se vive de forma independente e é capaz de realizar a sua higiene dentária diária, então é um bom candidato para realizar esta cirurgia.

Pensando nisso a HSL Clínica Odontológica está fazendo uma parceria com o Cantinho da Geriatria para oferecer um serviço de alta qualidade técnica e profissional para seus pacientes.

#SamuelLevy

0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy