Buscar
  • Christina Borges

ESSE CARNAVAL NÃO VAI SER IGUAL AQUELE QUE PASSOU...


"Carnaval não é coisa mais pra mim! Não tenho mais idade pra isso.

Ah! Quando eu era jovem..."

A música tem uma importância grande na vida da maioria das pessoas. Muitas delas são carregadas de emoções e trazem à tona muitas lembranças e sentimentos. E com muita frequência, mesmo as pessoas mais idosas relatam episódios de suas vidas que envolvem o carnaval, as marchinhas, fantasias, as paqueras, os beijos roubados e o lança perfume espirrado nas costas durante os bailes nos clubes ou os blocos que percorriam as ruas atrás da bandinha.

Essas lembranças podem trazer um pouco de nostalgia, mas também um brilho nos olhos, um sorriso nos lábios e às vezes alguns suspiros!

A música nos permite viajar no tempo e acessam algumas informações que às vezes pareciam nem existir mais. Isso pode acontecer com qualquer um de nós, mas com os idosos que estão demenciando, essas lembranças fazem uma conexão com aquela vida que parece escorrer pelos dedos.

Estudos fazem uma correlação entra a música e a doença de Alzheimer, apontando que mesmo com alterações cerebrais provocadas por este tipo de demência uma grande parte dos pacientes, mesmo em fases avançadas, conservam a memória musical.

E como faz bem pra gente, também traz muitos benefícios e alegria pra estes idosos cantarolar uma estrofe de uma marchinha ou de um samba enredo de sua escola preferida!

Portanto não perca a oportunidade, coloque um disco na vitrola ou um cd no som e aumente o volume! Cante, dance, reviva sentimentos e emoções!

Com certeza vai fazer bem para o corpo, para o cérebro, pra alma, pra vida!! Se permita!!

Por Christina Borges

Psicóloga - Mestre em Psicóloga Clínica/Neurociências - Neuropsicologia

Cérebro Ativo – https://www.facebook.com/cerebroativopsi/

Tel: (21) 98581.2121

#ChristinaBorges

7 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy