Buscar
  • Tânia das Graças de Souza Lima

O ESTIGMA DA INCONTINÊNCIA


O ESTIGMA DA INCONTINÊNCIA

A incontinência e certamente uma das mais estigmatizantes condições de saúde do nosso tempo. Para muitas pessoas que vivem este drama, o medo e a insegurança de ter um acidente em publico faz com que deixem de conviver com familiares e amigos e, muitas vezes tornem-se completamente isoladas.

A incontinência urinaria (IU) e a perda involuntaria de urina enquanto que a incontinência fecal (IF) e conceituada como perda de fezes e ou gases em local e momento inadequados, sendo considerados como um problema social e de higiene. Estas condições trazem ainda outras conseqüências tais como o risco do aparecimento de dermatites e lesões por pressão alem do aumento de gastos pelo uso de fraldas e absorventes. Um grande problema clinico e significante causa de incapacidade e dependência de cuidadores levando em algumas situações a institucionalização precoce em asilos.

As incontinências urinaria e fecal podem acontecer em qualquer idade e em ambos os sexos porem com maior freqüência em idosos e em mulheres.

Embora vários estudos mostrem que as incontinências tornam-se mais comuns com o aumento da idade, não mostram que estas condições são inevitáveis partes do envelhecimento. Infelizmente, este mito de que nada pode ser feito por pessoas com incontinências, por ser inevitável no idoso, faz com que inúmeras pessoas sofram em silencio acreditando nesta dura e não verdadeira afirmação.

Para muitas pessoas , a Incontinencia não e um problema recente. Algumas mantem em segredo o que vivenciam por um longo período de tempo acreditando serem as únicas a sofrerem com o problema.

E muito importante que as pessoas sejam capazes de viver de forma independente e possam identificar e buscar tratamento quando os distúrbios relacionados as suas eliminações as impeçam de atingir seus objetivos e sua plena felicidade.

Tânia das Graças de Souza Lima

Enfermeira Estomaterapeuta e Doutora em Ciencias


7 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy