Buscar
  • Christina Borges

ATIVIDADES DE LAZER: ESTÍMULO PARA MEMÓRIA


ATIVIDADES DE LAZER: estímulo para a memória.

O trabalho é muito valorizado na nossa vida e na sociedade. Já dizia Benjamin Franklin: "O trabalho dignifica o homem". E assim nos é ensinado desde a infância, aprender a valorizar o trabalho. E na roda viva da vida, ao longo dos anos de trabalho, são poucas as pessoas que conseguem um espaço para o lazer.

Mas as atividades de lazer que são estimulantes têm um papel fundamental para o bem-estar físico, psíquico e também cognitivo. A memória se beneficia de atividades que fazem com que o cérebro se mantenha ativo.

Muitos estudos mostram que as atividades de lazer, que funcionam como desafios, fazem com que os circuitos cerebrais da memória sejam mais ativados. Isso quer dizer que o lazer - que num primeiro momento parece ser somente diversão, relaxamento, descontração - também tem outra função: estimular, motivar e desafiar os seus limites sendo usado como uma estratégia para adiar ou mesmo proteger do declínio cognitivo.

Então a dica é: iniciar uma atividade de lazer ou continuar com a que já faz parte da sua vida! Quem sabe, começar uma nova. Tá certo que nem todo mundo gosta das mesmas atividades, porque os interesses e habilidades são diferentes. Mas com certeza você vai encontrar algo que tenha haver com você!

Pode ser uma atividade de lazer que beneficie o seu corpo: andar de bicicleta por lugares diferentes, nadar numa piscina ou no mar, fazer uma aula de dança, aprender tai chi chuan, yoga... e tantas outras que você pode descobrir.

Algumas pessoas gostam de quebra-cabeças desafiadores e ficam muito animadas quando conseguem resolvê-los. Outras pessoas preferem palavras-cruzadas, caça-palavras, sudoku... Outra possibilidade são os jogos: dominó, memória, cartas, resta um, damas...enfim uma infinidade! Os jogos são muito interessantes porque exigem atenção, estratégia, memória e um parceiro - o que ainda proporciona o convívio e a interação com um amigo, vizinho, filho ou mesmo o neto. E essa convivência entre gerações é muito importante para a vida!

Então, lembre-se: permanecer ativo mentalmente aguça a mente, melhora a memória e protege o cérebro contra um futuro declínio, fazendo com que você possa permanecer saudável por mais tempo e conduzir a sua vida com mais autonomia. Pense como meta para o próximo ano!

Christina Borges

Psicóloga/ Mestre em Psicologia Clínica/Neurociências - Neuropsicologia

Cérebro Ativo – https: //www.facebook.com/cerebroativopsi (21)98581.2121

www.cantinhodageriatria.com.br

#ChristinaBorges

113 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy