Buscar
  • Roberta França

PÂNICO - QUANDO A ANSIEDADE É PATOLÓGICA


Ate 1959 só havia teorias psicanalíticas para explicar o pânico sem nenhuma base biológica. Hoje sabe-se que existe todo um circuito cerebral alterado que leva algumas pessoas a terem crises de pânico.

Essa ansiedade patológica leva a severas limitações do cotidiano, sofrimento físico e psíquico e prejuízo social. O AT ( ataque de pânico) é definido como um surgimento abrupto do medo ou desconforto intenso ( sem causa aparente) que atinge um pico em minutos. Não demora muito porém quem vivencia acredita durar horas... costuma apresentar, no mínimo ,4 desses sintomas: *falta de ar *vertigem *palpitação *taquicardia *sensação de sufocamento *dor no peito *tremores *sudorese fria *formigamento *medo de morrer, enlouquecer ou perder o controle *ondas de frio ou calor *boca seca *dor de cabeça *reação de freezing ( congelamento) Tudo isso leva a uma ansiedade antecipatoria (medo de ter novamente) e evitação fóbica ( evita tudo que acha que pode levar a crise) Há uma preocupação persistente em relação a novos episódios, muito medo de ter uma doença grave e incurável.

Assim o paciente altera significativamente sua rotina para evitar novos ataques. Diferente do que muitos por puro preconceito acham, um ataque de pânico não é frescura!! ! Existe uma base biológica ricamente estudada que evidencia uma falha na coordenação dos estímulos do circuito do medo desses pacientes.

Este circuito é formado basicamente por 3 áreas específicas:

*amigdala (aprendizado e consolidação do medo/ *Não é a amígdala da garganta ) *Locus coeruleus ( noradrenalina - resposta ao medo) *Cortex frontal ( processo e informação da informação sensorial ) Nos pacientes portadores de ansiedade patológica há uma ativação anormal da amígdala levando a uma ativação comportamental, autonomica e neuroendocrina. Assim fica claro que estamos diante de uma doença séria que causa angústia e muito sofrimento

Só quem já vivenciou ou presenciou uma crise de pânico sabe o que é Não julgue !! Ajude!! Não ameace !! Abrace!! Por um mundo com mais amor sem por favor...

Por Dra Roberta França Medicina Geriátrica wwe.cantinhodageriatria.com.br

#RobertaFrança

0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy