Buscar
  • Roberta França

DEPRESSÃO: UMA REALIDADE MUNDIAL


Considerada hoje um mal do século a depressão chega a prevalecer em 20% da população mundial. No Brasil os números são ainda maiores principalmente na população idosa.

A provável explicação pra tal fenômeno seria o papel do cérebro na evolucao humana. O homem plantava e colhia, vivia em cavernas, andava a pé, caçava e também era caçado. A evolução alterou profundamente os hábitos humanos submetendo o cérebro a altos níveis de stress o que provavelmente levou ao aumento da depressão. Muitos estudos tem buscado resposta para esse processo Um estudo alemão mostrou a diferença de impacto no cérebro de pessoas que vivem na cidade e nas áreas rurais. As segundas são muito menos depressivas. Há ainda estudos contundentes mostrando a relação da depressão com obesidade, hipertensão e diabetes.

Hábitos de vida implicam diretamente na depressão!!!!! Um outro estudo muito interessante sobre bem estar na velhice ( um dos mais longos já descritos) acompanhou pessoas dos 10 aos 70 anos e observou que o bem estar na velhice foi relacionado a um ambiente familiar amoroso na infância ... incrível não? Cada vez fica mais evidente que precisamos urgente mudar nossos hábitos de vida... Talvez a resposta seja viver de forma mais simples... menos preocupação com o TER para finalmente viver a plenitude e a alegria de SER

Por Dra RobertaFrança Medicina Geriátrica www.cantinhodageriatria.com.br

#RobertaFrança #RobertaFraça

4 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy