Buscar
  • Roberta França

ANSIEDADE,  INSÔNIA E O CAOS DA VIDA MODERNA


Atualmente todo mundo é ansioso, depressivo, estressado e insone. Essa parece ser a tônica da vida moderna e as doenças mentais parecem explodir no mundo todo ... Se você tem essa impressão ela é real! Muitos fatores veem contribuindo para isso: aumento da expectativa de vida, aumento dos números de casos de demência e depressão, grande deterioração das relações familitares e sociais, sociedade cada vez mais tecnológica e competitiva, caos urbano e uma imensa desassistencia social.

Existem sólidas evidências científicas sobre uma hiperatividade cerebral causada pelos fatores acima que levam a uma cascata inflamatória e morte/atrofia neuronal. A insônia tem se mostrado cada vez mais prevalente no Brasil e no mundo, chegando a atingir até 35% da população. O relato de uso de remédios para dormir aumenta sistematicamente assim como outros metodos, sendo o uso de álcool o principal deles. Dados de 2007 evidenciam que dobrou o número de pessoas com as mais diferentes formas de insônia:

1) dificuldade para iniciar o sono 2)dificuldade para manter o sono 3) despertar precoce

As consequências clínicas da privacao do sono se tornam cada vez mais evidentes e preocupantes: hipertensão, diabetes, dor crônica, infarto, AVC e aumento da mobimortalidade por todas as causas. Um estudo realizado em 2011 selecionou pessoas absolutamente saudáveis e as submeteram a privação do sono. Em 6 meses mais de 90% do grupo controle apresentava piora de todos os marcadores inflamatórios, resistência insulínica, ganho de peso, fadiga crônica e maior risco de morte. Além disso a insônia parece preceder as doenças mentais e é responsável pela piora do déficit cognitivo.

A presença da insônia associada a pesadelos é considerada marcador para aumento de risco de suicídio e/ou ideação suicida Apesar de tudo isso, paradoxalmente cresce o abuso de substâncias excitatorias como cafeína, energéticos, fórmulas de academia, drogas ilícitas.. . Dormir apesar de fundamental parece perda de tempo dentro da sociedade atual... Isso realmente traz ansiedade... Não há espaço mais para os mais humanos sentimentos como tristeza... cansaço.. . sono...dor..

Temos que estar sempre bem... calmos... acordados... dispostos...felizes...magros ...cabeludos...alto astral... As redes sociais criaram imperativos de formas de viver... Só estamos esquecendo que somos gente... de carne e osso... alma e coração.

Por Dra Roberta França Medicina Geriátrica www.cantinhodageriatria.com.br

#RobertaFrança

0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy