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A MEDITAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO?


A MEDITAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS PARA O CÉREBRO?

Sempre que se fala de esquecimentos ou problemas de memória, se espera orientações de com evitar ou driblar as dificuldades, para que as atividades cotidianas não sejam afetadas. Muitos são os fatores que podem comprometer a memória e, algumas vezes, a atenção também pode estar prejudicada por sobrecarga, multitarefas, tensão, ansiedade e por aí vai.

No mundo que vivemos com tantas demandas, internas e externas, ter tranquilidade é um grande desafio! E muitas vezes, o desejo é acalmar a mente, tranquilizar, assentar as distrações do pensamento que parece viver em turbilhão. E como no decorrer do dia é difícil parar e descansar, aí começa aquela vontade de que chegue a noite pra poder relaxar, ou o final de semana pra poder se dar o “luxo” de não fazer nada, ou ainda as férias pra poder viver o “ócio”! E assim vamos, na busca de momentos de paz!

Mas será que é tão difícil poder ter essa tranquilidade em pleno dia? No meio da semana? Pois é... pra muitos, sim! Então qual o segredo? Como fazer pra que a sensação de paz esteja presente no meio do caos diário?

Já pensou na meditação? Já leu alguma coisa sobre essa prática conhecida há séculos? As pessoas que praticam relatam a melhora na redução do estresse, na capacidade da concentração, no aumento da atenção e percepção das sensações, no sono, na diminuição da pressão sanguínea e em tantos outros aspectos físicos e emocionais.

De alguns anos pra cá, os benefícios da meditação têm tido comprovações científicas. Os estudos observam como se comportam, por exemplo, os cérebros dos monges que meditam há anos, por horas durante o dia. Outras pesquisas utilizam exames como eletroencefalograma (EEG) para avaliar a frequência de ondas cerebrais, ou ainda, as imagens por ressonância magnética com objetivo de observar o cérebro dos praticantes durante a meditação, e, identificar quais são áreas acionadas durante essa prática.

E o que se observa nestes estudos, desenvolvidos por importantes grupos de pesquisas ao redor do mundo, é a constatação dos benefícios da prática meditativa e a possibilidade de mudança no funcionamento de algumas áreas do cérebro, e como isso influencia no equilíbrio do organismo como um todo. Então para as pessoas que nunca praticaram a meditação e, que por enquanto é só mais uma novidade, vale saber que as vantagens da meditação estão comprovadas mesmo em praticantes novatos, observando mudanças no aspecto físico, emocional e cerebral.

Mas, acredito que além de todos os benefícios, o valor mais real e “concreto” para a pessoa que começa a praticar a meditação, seja a capacidade de usufruir a possibilidade de aprender a viver o presente com intensidade, tornar o que é automático em ações conscientes. E a medida que isso acontece, uma consciência mais elevada começa a se manifestar e transcender os momentos de meditação, proporcionando a tranquilidade não só naquele momento, mas no cotidiano.

Embora a essência da meditação seja uma só, existem estilos diferentes para todos os gostos, como: seguir as instruções de um guia, focar a atenção na respiração, ou ainda, visualizar um objeto em especial como a chama de uma vela, uma figura sagrada, uma mandala, uma flor... enfim, o que for mais fácil para acalmar a mente.

O meu objetivo é mostrar pra você que existem formas de entrar em sintonia com o lado mais sereno da vida e que é possível transferir essa harmonia para o dia-a-dia. Será que você consegue a tão desejada mente serena? Procure saber mais!

Sugestão de leitura: “A arte da meditação - um guia para a meditação” - Daniel Goleman.

Christina Borges – Psicóloga

Mestre em Psicóloga Clínica/Neurociências - Tel: (21) 98581.2121

Cérebro Ativo – https://www.facebook.com/cerebroativopsi/

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CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

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