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Afinal, Qual a quantidade de exercício você faz por semana?


Afinal... qual a quantidade de exercício você faz por semana?

Mais uma vez falando sobre um assunto tão incentivador no mundo atual, onde a expectativa de vida aumentou consideravelmente e os idosos estão cada vez mais ativos: EXERCÍCIO FÍSICO!

Mas será que você está se exercitando corretamente? Estudos relatam que idosos acima de 60 anos devem praticar de 150 a 300 minutos de exercício aeróbico leve por semana. Porém, dependendo do objetivo do idoso, esses valores devem ser alterados. Por isso, é tão importante que o exercício físico seja acompanhado e orientado por um profissional da área.

Os benefícios físicos são inúmeros, como por exemplo, melhora do condicionamento geral, melhora das taxas de glicose e pressão arterial, melhora do equilíbrio, da força muscular e da flexibilidade. No entanto, a prática também é extremamente benéfica para a saúde mental. Estudos já relatam melhoras cognitivas em praticantes de exercício e também já relatam a prevenção de doenças neurológicas.

Falaremos brevemente sobre os resultados de alguns estudos que investigaram o efeito do exercício na qualidade de vida de idosos, que fizeram parte do artigo que eu, Bianca, publiquei em 2014: Impact of physical exercise on quality of life of older adults with depression or Alzheimer’s disease: a systematic review.

Especificamente em idosos, o aumento da incidência de doenças como a depressão e a demência pode contribuir para a piora da qualidade de vida. Vale citar que a qualidade de vida envolve tanto aspectos físicos, quanto aspectos mentais. Diversos estudos científicos apontaram que uma das intervenções de melhor custo benefício para a melhora na qualidade de vida do idoso é a prática de exercícios. Além de benefícios cardiovasculares e musculoesqueléticos, a prática de exercício físico regular promove um aumento no desempenho das funções cognitivas, diminuição de sintomas depressivos, maior auto eficácia, controle motor, resultando em melhorias na capacidade funcional e qualidade de vida. Para vocês terem uma ideia de como esse assunto é importante, e ao mesmo tempo tão escasso de trabalhos de boa qualidade, milhares de artigos são publicados falando de exercício físico para idosos e sobre depressão. Mas, apenas 36 artigos falavam de doença de Alzheimer e qualidade de vida. Abaixo, um resumo de alguns discutidos no meu artigo.

Esses estudos trabalharam com tipos de prescrição de exercícios heterogêneos, que correspondiam à caminhada, como exercício aeróbico, exercícios de força, tai chi chuan, meditação, exercício de equilíbrio e flexibilidade.

Diferentes tipos de exercício físico foram suficientes para promover melhoras significativas nos aspectos de qualidade de vida em idosos com depressão. Entretanto, o exercício físico representa uma intervenção não-farmacológica benéfica para alguns casos de depressão, assim como, um importante aliado na prevenção de doenças crônicas. Além disso, representa uma intervenção eficaz e de baixo custo que complementa o tratamento farmacológico de idosos com depressão e doença de Alzheimer.

É claro que o efeito do exercício físico em idosos vem sendo constantemente estudado e há todo o momento surgem novos artigos trazendo as últimas atualizações nas pesquisas realizadas em todo o mundo. No entanto, o que nós gostariamos de passar para vocês é sobre a importância da prática de exercício. O equilíbrio entre saúde mental e física reflete diretamente na nossa qualidade de vida. Por isso, quero reforçar essa informação de forma mais científica para aqueles que já praticam exercício e incentivar aqueles que ainda não deram o primeiro passo!

“Sua saúde é seu projeto de vida mais importante! Não deixe para depois! Comece a cuidar de você agora!”

Fonte: Impact of physical exercise on quality of life of older adults with depression or Alzheimer’s disease: a systematic review. Revista: Trends in Psychiatry and Psychotherapy.

Tavares, Bianca Boscarino. 2014.

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Tel.: 3144-0942

contato@provitalfisioterapia.com.br

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CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

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