Buscar
  • Simone Neves

Processo de Envelhecimento


Olá gente! Gosto muito desse tema. Foi um tema de uma palestra que dei sobre Genética e Epigenética e resolvi escrever para vocês!

Vamos entender um pouco do processo de envelhecimento e o por que envelhecemos..

Acreditando que todos nós percebemos que esse processo é lento e gradual pois não dormimos jovens e acordamos velhos... Algumas teorias explicam e segundo elas esse processo acontece progressivamente, ou seja, nossas células que são os nossos tijolos e que formam nosso corpo vão perdendo aos poucos a capacidade de renovação devido às mudanças que ocorrem dentro de nosso DNA.

Ahhhh, e não podemos esquecer da nossa Genética.

Isso mesmo, são nossos genes que determinam todas as nossas características genéticas, ou seja, físicas, funcionais e, também, o nosso tempo de vida.... Como assim? São eles que determinam quanto tempo iremos viver e também as doenças que vamos herdar de nossos ancestrais e que poderemos ter. Mas não podemos esquecer de uma coisa chamada Epigenética que são nossos hábitos de vida que também tem uma forte influência na nossa saúde.

Atualmente a genética manda. Se uma pessoa tem um histórico de câncer de mama e faz um exame de genes nos EUA, poderá descobrir que tem o gene do câncer de mama, mas isso não quer dizer necessariamente que ela vai desenvolver a doença. Poderá fazer uma prevenção através da dieta e outras formas de prevenção.

A Epigenética, foi uma disciplina criada em 2003 e atualmente controla a Biologia.

"A epigenética é o estudo dos mecanismos moleculares por meio dos quais o meio ambiente controla a atividade genética, é hoje uma das áreas mais atuantes da pesquisa científica em geral."

Portanto, os Hábitos saudáveis garantem um envelhecimento saudável. Um famoso pesquisador do envelhecimento humano citou: "Envelhece-se da forma como se viveu." Ou seja, comer de forma equilibrada tendo uma dieta que respeite a pirâmide alimentar garante a prevenção e controle de algumas doenças como o diabetes e a hipertensão .Além da dieta ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, devemos também praticar atividade física, mas lembre-se: sempre com a orientação de um profissional e de acordo com nossos limites!!! Também não fumar e não beber, mas se for beber, atenção: beber com moderação. Pois, a regra é: tudo em equilíbrio nos garante um envelhecimento saudável.

" Quando fazemos a cobertura de um pudim com açúcar e água, se colocarmos muito açúcar a cobertura vai caramelar. É isso que acontece quando ingerimos muito açúcar.

Todos nós, devido à dieta alimentar deficiente somos diabéticos algumas horas por dia. A nossa glicemia sobe muito depois das refeições mais importantes. Todos nós achamos que isso é natural, mas não é. Isso acontece porque não sabemos nos alimentar.

E porque o equilíbrio nos garante um envelhecimento saudável?

Bem porque com o envelhecimento ocorre uma diminuição do metabolismo e tudo que for em excesso, principalmente, as calorias provenientes dos alimentos se acumulam em forma de gordura e aumentam também a produção de compostos chamados radicais livre.

Hummmm, mas agora você deve estar se perguntando: O que são esses radicais livres?

Então, são substâncias produzidas pelas nossas células, ou melhor, nossas mitocôndrias que são as usinas geradoras de energia que ficam no interior das células e quando as mesma entram em exaustão, ou seja, se cansam muito de tanto trabalhar, porque comemos muito ou fazemos muito exercício – comentamos que o equilíbrio é fundamental?? – elas começam a liberar estes tais de radicais livres que são substâncias que tem apenas milionésimos de segundos de vida, compostos de oxigênio e que após liberados do nosso organismo saem em busca de uma molécula solta sozinha para se ligar e assim garantir mais tempo de vida. Só que tem um problema ... a partir do momento que se ligam a uma outra molécula retornam altamente danosos para nossas células (oxidando as mesmas) prejudicando o funcionamento celular e culminando com a morte da célula.

Esse processo é responsável não só pelo nosso envelhecimento, mas também pela ocorrência de doenças degenerativas. No entanto, temos substâncias naturais, que o nosso corpo produz, que são responsáveis pela eliminação dos radicais livres, conhecidas como as substâncias antioxidantes. Elas se ligam à estes radicais que são eliminados do nosso organismo pelo sistema excretor. Uma dessas substâncias antioxidantes se chama melatonina que é produzida pela glândula pineal mas sua produção muitas vezes não é suficiente e nossa colaboração na prática de hábitos saudáveis pode ajudar a controlar estes radicais. Atualmente, fatores externos são os grandes vilões na formação de radicais livres seja a nossa dieta, o sedentarismo, a poluição ambiental, o cigarro, álcool e a exposição à radiação que vão contribuir de forma bastante danosa no processo de envelhecimento.

O uso de substâncias antioxidantes ajudam o nosso organismo a controlar esses vilões. Entre elas se destacam as vitaminas A, C e E presentes em muitos alimentos que consumimos, além de minerais como o Zinco e Selênio.

E quando falamos de alimentos que exercem efeito protetor em nosso organismo não devemos no esquecer dos ácidos graxos polinsaturados, onde se destacam as séries ômega 3 e 6 encontrados em peixes de água fria (como o salmão), óleos vegetais , semente de linhaça, nozes e alguns tipos de vegetais. Encontram-se relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, que tem ação na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial, além de efeito protetor no sistema imunológico.

Sendo assim, com o passar dos anos as mudanças que ocorrem no DNA de nossas células, a ação dos radicais livres, bem como nossos hábitos de vida e o fator genético irão resultar no envelhecimento que é um processo irreversível, mas que pode ser vivido com qualidade, desde que saibamos como cuidar do nosso corpo que é nosso bem maior.

" Cuide de sua saúde para mais tarde não ter que cuidar da sua doença".

Dra Simone Neves

Homeopata- Naturopata

Fisioterapeuta

Pós- Graduada em Geriatria e Gerontologia

Diretora La Residence

www.laresidencerj.com.br

#SimoneNeves

11 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy