Buscar
  • Provital Fisioterapia

Como está sua coluna?


Como está sua coluna?

A nossa coluna apresenta curvaturas fisiológicas, ou seja, curvaturas “normais” para o equilíbrio da mesma, para que ela pareça saudável. Mas o que é esse equilíbrio? Hoje se fala muito em equilíbrio, na alimentação, na vida pessoal, na qualidade de vida e, sua coluna, também faz parte disso. Internet, jornais e livros nos dão muitas informações o tempo inteiro, que às vezes até confunde a nossa cabeça. No caso da nossa coluna, devemos observar o nosso corpo, as respostas estão nele. Como andamos, como paramos em pé, a maneira de dormir e qual posição que mais provoque a dor. O nosso corpo fala! E precisamos estar atentos a ele para que possamos identificar, o quanto antes, aquilo que está nos fazendo mal e podermos, desta forma, corrigi-lo.

Na saúde da coluna vertebral podemos começar por esse caminho. Cuidados com a nossa postura e posicionamento correto nas atividades de vida diária, previnem diversas patologias que podem surgir com o nosso envelhecimento fisiológico. Muitas dores na coluna estão associadas com a má postura e a vícios posturais e nem sempre representam uma patologia mais grave. O mau hábito postural, na maioria das vezes, desencadeia curvaturas anormais, processos degenerativos e até mesmo desequilíbrio muscular que irão gerar dor.

O nosso corpo funciona como uma cadeia, vários grupos musculares interligados. Entretanto, um desvio postural da nossa coluna pode levar ao posicionamento e uso incorreto dos ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Compensações posturais irão ocorrer para a manutenção do equilíbrio do corpo, que com o passar do tempo, causam dores e patologias mais graves. Devemos estar atentos a qualquer sinal de incômodo, dor e desconforto. Muitas vezes basta sentar de forma correta no computador ou no sofá, basta dormir numa posição mais saudável para a coluna, com um colchão ideal, basta praticar exercício físico regular, para que as dores não façam mais parte da sua vida. E tudo isso, com a ajuda de um profissional (neste caso o fisioterapeuta é o mais indicado), pode ser identificado com rapidez e eficácia. Desta forma, o fisioterapeuta irá prescrever o melhor tipo de tratamento, irá fazer a correção ideal de maus hábitos de vida diária e irá ajudar na manutenção da saúde da sua coluna.

Dentre os recursos da fisioterapia, citamos a terapia manual, o RPG e o Pilates, como os mais eficazes na prevenção e tratamento das patologias da coluna. Procure um profissional especializado. Quanto antes você cuidar da sua postura, melhor para sua saúde física e mental.

Sua saúde é seu projeto de vida mais importante. Não deixe para depois. Comece a cuidar de você agora!

Tem dúvidas?

Provital Fisioterapia

Tel.: 3144-0942

contato@provitalfisioterapia.com.br

www.provitalfisioterapia.com.br

#ProvitalFisioterapia

0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy