Buscar
  • Daniele Neves

Necessidades Nutricionais na Terceira Idade


Necessidades Nutricionais na Terceira Idade

Olá, hoje venho falar um pouco sobre as necessidades nutricionais na terceira idade.

O envelhecer se caracteriza por mudanças biológicas normais que ocorrem gradativamente ao longo da vida.

No entanto, um estilo de vida que combina alimentação equilibrada, atividade física regular e controle do estresse, contribui para o aumento da expectativa e qualidade de vida.

Nos idosos, as funções do organismo começam a se deteriorar e a partir dos 60 anos já pode haver diminuição de massa magra, provocando alteração na força e na mobilidade, aumentando a probabilidade de ocorrência de quedas.

Além disso, os sentidos do olfato, paladar e visão reduzem suas capacidades, podendo haver diminuição do consumo alimentar, assim como da capacidade de mastigação, o que pode agravar a situação e intensificar os efeitos do envelhecimento. Desse modo, o idoso passa a ter escolhas alimentares que podem diminuir o valor nutritivo de sua alimentação, aumentando o risco de desnutrição ou de obesidade.

Para evitar ou postergar esse quadro, é necessário prover ao idoso uma alimentação variada, com alimentos de diferentes fontes, oferecendo nutrientes necessários para uma nutrição equilibrada, ingerindo-os na quantidade recomendada para suprir o gasto energético. Adicionalmente, o fracionamento das refeições contribui com o processo da digestão, melhorando a absorção dos nutrientes.

Naturalmente, é muito importante que as refeições apresentem aspectos agradáveis como cor, sabor aroma e textura.

Especificamente, em relação aos nutrientes básicos, se torna necessário mencionar suas características nutritivas principais:

O carboidrato é um nutriente essencial na nutrição humana e a sua função principal é a de fornecer energia para o organismo para que suas funções possam ser desempenhadas adequadamente.

As proteínas têm um papel fundamental, já que o idoso apresenta diminuição da massa magra, entretanto é importante lembrar que existe um valor recomendado para que não haja sobrecarga do sistema renal.

Assim como os lipídeos também têm funções importantes, como a de auxiliar na absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis.

Então uma avaliação nutricional se torna essencial para a realização de um planejamento alimentar aderente às necessidades do indivíduo, possuindo um papel fundamental no aumento da expectativa e qualidade de vida na melhor idade.

Daniele Neves

Tel.: (+21) 98342-2675

Daninutri4@hotmail.com

www.NutriLegal.com.br

www.cantinhodageriatria.com.br


85 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy