Buscar
  • Dra Roberta França

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA


Hoje vamos falar de um recurso da fisioterapia pouco usado por nós. Muitos acham que fisioterapia respiratória só é realizada em pacientes dentro de uma UTI ou em pacientes com graves doenças relacionadas ao sistema respiratório. Mas, não! A fisioterapia respiratória é muito importante para melhorar o condicionamento físico e a nossa qualidade de vida.

Podemos dizer que a fisioterapia respiratória é um recurso da fisioterapia que serve para melhorar o fluxo de oxigênio para todo o organismo. O objetivo é liberar as vias respiratórias e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão, contribuindo assim, para prevenir, reverter ou minimizar disfunções cardiopulmonares.

Para isso, o fisioterapeuta pode utilizar aparelhos ou técnicas manuais que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada. Além disso, realizar exercícios que propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos que compõem o sistema respiratório.

Quando trabalhamos dentro de uma UTI, devido ao quadro agudo do paciente, o atendimento fisioterapêutico está mais focado na melhora da eficiência ventilatória a fim de evitar a falência dos músculos e, consequentemente, a insuficiência respiratória e o processo de ventilação mecânica. Já o trabalho fisioterapêutico clínico, está mais focado na melhora do condicionamento físico e na educação do padrão respiratório do paciente. Vamos dar um exemplo de um idoso com dificuldades respiratórias, que pode sentir-se cansado ao realizar uma simples caminhada a beira mar. A fisioterapia pode trabalhar seu padrão respiratório e melhorar seu condicionamento físico. Logo, ele irá sentir mais confiança e independência para realizar suas atividades diárias. Ao contrario, se ele não se cuidar e deixar de caminhar por causa desse cansaço, seu sistema respiratório irá trabalhar cada vez menos, podendo assim, desenvolver doenças respiratórias crônicas.

É claro que quando o idoso já possui algum tipo de patologia pulmonar, a fisioterapia respiratória é uma ótima ferramenta para melhorar a capacidade respiratória do paciente até que ele possa praticar um exercício físico, porém sem deixar a fisioterapia.

Não deixe o cansaço limitar suas atividades físicas. Procure um bom profissional que possa te auxiliar na melhora de sua capacidade respiratória. Sua saúde é seu projeto de vida mais importante! Não deixe para depois! Comece a cuidar de você agora!

contato@provitalfisioterapia.com.br www.cantinhodageriatria.com.br


0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy