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Equilíbrio na terceira idade


Equilíbrio na terceira idade

O equilíbrio é importante e necessário para nos mantermos firme quando estamos em uma posição estática, ou seja, em pé ou sentado, e também quando estamos em movimento. Para os idosos, a maior preocupação com a perda do equilíbrio são as quedas, que irão afetar diretamente a sua qualidade de vida, pois podem levar a fraturas e dependências para a realização das atividades de vida diárias. Não é nada agradável sentir tonteiras ao se levantar ou ter que parar um exercício por que tudo parece rodar na sua frente. Estes sintomas deixam qualquer pessoa insegura.

Alguns fatores formam um complexo sistema que irá influenciar o equilíbrio, tais como, a integração da visão, o sistema vestibular, a força muscular, a coordenação motora e as respostas neuromusculares aos estímulos de ação e reação. Qualquer disfunção em algum destes sistemas, poderá afetar o equilíbrio do indivíduo.

Existem testes específicos para avaliar a coordenação e o equilíbrio dos idosos. Esses são aplicados quando o idoso pratica um exercício físico com um profissional da área de educação física ou quando faz algum acompanhamento com o fisioterapeuta. Desta forma, uma rotina de exercícios mais específica será prescrita para prevenir as quedas, melhorar o equilíbrio do idoso, a coordenação e a agilidade.

Na fisioterapia, o pilates tem se apresentado como uma opção eficaz e segura ajudando idosos a manterem-se ativos, dinâmicos e saudáveis. É um trabalho de coordenação, equilíbrio e força abdominal importante para a manutenção do equilíbrio. Além desta modalidade, também temos os exercícios terapêuticos supervisionados, que quando fazem parte do plano de tratamento do idoso, apresentam resultados muito favoráveis e eficazes na reabilitação e/ou manutenção da saúde física e mental. Por isso, mais uma vez a importância de consultar um profissional adequado antes praticar um exercício físico.

Alguns idosos acham que não serão capazes ou que já estão velhos de mais pra começarem a se exercitar. Mas isso é um tremendo engano.

Qualquer exercício será moldado de acordo com a capacidade e perfil de cada um. Qualquer exercício que seja ideal para o idoso, trará benefícios, independente da fase da vida em que ele estiver. O importante é praticar atividade física, pelo menos 30 minutos por dia, que já proporciona grande diferença na qualidade de vida.

Sua saúde é seu projeto de vida mais importante. Não deixe para depois.

Comece a cuidar de você agora!

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CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

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