Buscar
  • Ana Mendes

Alterações Fonoaudiológicas no Idoso


Alterações fonoaudiológicas no idoso

Acusia ou Surdez Total

Incapacidade de receber os sons.

Afasia

Dificuldade de se expressar verbalmente. Esse dano pode ocorrer em consequência de lesões cerebrais como os AVCs ou AVEs que afetam diretamente as regiões do cérebro responsáveis pela linguagem e comunicação.

Afonia

A afonia (perda total da voz) ou disfonia (rouquidão) podem ter várias origens, tais como inflamação viral, alérgica, por refluxo, e até mesmo por stress.

Apraxia

Dificuldade ou impossibilidade de mover a boca ou língua para falar, mesmo que os músculos estejam normais e o idoso saiba como fazer o movimento.

Disartria

Transtorno na articulação da fala, quando afeta os músculos da face, tornando difícil a formação de palavras.

Dispraxia

Dificuldade motora que impede o desempenho dos movimentos corretamente.

Os sintomas mais comuns são: a falta de coordenação motora (lentidão, imprecisão), a falta de percepção tridimensional (copiar figuras geométricas) e o equilíbrio.

Disfagia

Dificuldade de deglutir

Distúrbios Alimentares

Pode ser causado por alterações no sistema estomatognático. Que tem como função a respiração, sucção, fala, mastigação e deglutição.

Doenças Comuns da Velhice

Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico (conhecido como AVC ou derrame), Parkinson e muitos outros problemas característicos da idade avançada podem provocar dificuldades de fala, mastigação e deglutição.

Doenças Da Laringe

Tireóide, câncer ,nódulo vocal, etc

Disacusia

Baixa na audição que pode atingir os sons graves e/ou agudos

Transtornos Respiratórios

As pessoas idosas possuem uma capacidade diminuída de mover o ar com rapidez para dentro e para fora dos pulmões. O que poderá dificultar a sua emissão vocal.

Outro problema é a respiração oral. Esse costume provoca deformações na arcada dentária e no céu da boca, além de mudanças na disposição da língua.

Tudo isso leva a mastigação inadequada, diminuição do paladar, dificuldade na articulação das palavras, entre outros problemas.

Transtornos Cognitivos

Está relacionada ao funcionamento intelectual do ser humano, a qual inclui percepção, atenção, memória, raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas e formação de estruturas complexas do conhecimento sofrem declínio.

Ana Mendes

Fonoaudióloga CRF nº3025 RJ

Contato.anamendes.br@gmail.com

Cel (21)999731439

www.cantinhodageriatria.com.br

#AnaMendes

224 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy