Buscar
  • Christina Borges

Bem-Estar e a Saúde do Cérebro


BEM-ESTAR E A SAÚDE DO CÉREBRO

Hoje quando pensamos em saúde, entendemos que é muito mais do que a ausência de doenças, assim como o bem-estar também vai além da ausência de mal-estar. Podemos ter diversas definições para o bem-estar porque envolve o aspecto físico, social, mental, econômico... E pra atingir o bem-estar podemos um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle da ansiedade e do estresse.

Entretanto se pensarmos o que representa bem-estar para cada pessoa, as definições podem ser muitas e cada indivíduo vai valorizar ou priorizar determinadas coisas, em detrimento de outras, que podem trazer essa sensação.

Mas com certeza o bem-estar vai estar atrelado, também, a sensações positivas que envolvem satisfação, prazer, autoestima, motivação e tem haver com autonomia, independência, realizações. E desta forma podemos relacionar o bem-estar com o bom funcionamento do cérebro. Como assim?

Veja, mesmo que o nosso corpo esteja funcionando em perfeitas condições, se não estivermos mentalmente bem-dispostos, ou seja: preocupados, tristes, ansiosos, tensos, o bem-estar não é possível. Não é verdade? Então podemos pensar que o cérebro precisa do corpo. Portanto investir na saúde corporal traz benefícios para a saúde do cérebro também.

Complicado isso? Vamos simplificar, se é que isso é possível, uma vez que estamos falando de cuidado com o corpo, hábitos saudáveis - que pode significar mudança de hábitos que por vezes são mantidos há anos – como ser ativo fisicamente, ter uma dieta saudável, cuidar do coração, ter uma atividade social e desafiar o seu cérebro. Estes são os 5 passos propostos numa campanha da Alzheimer's Disease International, em 2014, para reduzir o risco de demências.

Então, é importante refletir é que a capacidade de estarmos felizes depende, entre outras coisas, do bem-estar simultâneo de corpo e do cérebro. E cuidar do cérebro vai ser o nosso desafio aqui nestas discussões.

Christina Borges

Psicóloga/Neuropsicóloga

Cérebro Ativo – https://www.facebook.com/cerebroativopsi/

(21) 98581-2121

www.cantinhodageriatria.com.br

Fonte: http://www.alz.co.uk/world-alzheimers-month

#ChristinaBorges #CérebroAtivo

5 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy