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  • Dra Roberta França

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE


Qualquer exercício é melhor do que nenhum! Mexa-se! Pratique exercício físico e surpreenda-se com os resultados.

Mudanças bioquímicas, estruturais e metabólicas acontecem naturalmente durante o envelhecimento. O aumento na quantidade de gordura corporal, diminuição de força muscular, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, fraqueza de tendões e ligamentos, além de mudanças estéticas como rugas e cabelos brancos, são as principais mudanças ocorridas em nosso organismo. Tais mudanças podem afetar a capacidade funcional do idoso, que associadas ao desenvolvimento de doenças crônicas acarretam em limitações, afetando negativamente a sua qualidade de vida.

No entanto, profissionais de saúde sempre podem auxiliar os idosos a melhorar sua saúde física e mental, de forma que o envelhecimento fisiológico não cause tanta dependência, deterioração e incapacidade ao indivíduo. E um dos meios de intervenção é a prática de atividade física, que aliada ao envelhecimento humano, proporciona ao indivíduo, vivenciá-lo com melhores condições de saúde resultando em melhor qualidade de vida e bem estar geral.

Com o envelhecimento populacional precisamos ajudar esta população a descobrir uma nova perspectiva de vida, a viver bem na maturidade e mantê-la inserida na sociedade. Este é um desafio a ser realizado por todos, até mesmo porque, uma mudança vem acontecendo, ao longo dos anos, no perfil de pessoas da terceira idade, que está cada vez mais ativa, cuidando da saúde e fazendo planos para o futuro.

Inúmeras pesquisas e discussões científicas ocorrem a fim de promover e incentivar a prática de exercício físico. E os benefícios para esta população são nitidamente importantes, pois proporcionam melhora na capacidade funcional do idoso fazendo com que este adquira sua independência ou melhore a eficácia para realizar suas atividades de vida diária.

Os programas de exercícios são diversos e atendem as características individuais de cada um. Há alguns anos, recomendava-se ao idoso a prática apenas de hidroginástica ou caminhadas no quarteirão de sua casa. Hoje em dia, uma série de exercícios atende perfeitamente as necessidades destes idosos.

Além disso, há qualquer momento eles podem aprender e se condicionar a um novo exercício físico. Basta ter uma indicação médica e ser acompanhado por um profissional de saúde adequado, para que adaptações às suas restrições físicas sejam realizadas com segurança.

Escolha o que mais combina com você: natação, pilates, caminhadas, corridas, tênis, ginástica, musculação, cinesioterapia funcional, yoga, entre outros. E lembre-se sempre: “sua saúde é seu projeto de vida mais importante. Não deixe para depois. Comece a cuidar de você agora!”. Nunca é tarde pra aprender e conhecer uma nova forma de se exercitar!

Provital Fisioterapia www.cantinhodageriatria.com.br (21) 99643-3144


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CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

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