Buscar
  • Dra Roberta França

COMO A FAMÍLIA PODERÁ AUXILIAR O IDOSO COM DISFAGIA


Disfagia é o nome dado à dificuldade para deglutir alimentos, líquidos ou saliva.

Geralmente o idoso engasgar mais do que pessoas jovem, pois as estruturas que participam da deglutição passam naturalmente por mudanças durante o envelhecimento. Essas mudanças geram mais fraqueza na musculatura, além de mais lentidão e incoordenação na execução dos movimentos necessários para engolir.

O principal sintoma é a ocorrência de tosse e engasgos nessas pessoas. Existe ainda um elevado número de idosos que não possuem dentes ou usam próteses mal adaptadas, o que também aumenta o risco de surgirem dificuldades para deglutir.

As condutas específicas variam de acordo com cada caso, mas existem orientações básicas ao alimentar-se um paciente que apresenta dificuldade de deglutir, que devem ser seguidas pela família e/ ou pelo cuidador.

É muito Importante observar as consistências dos alimentos.

Em alguns casos, o paciente não poderá receber líquidos finos, o que inclui a água e, para que não se desidrate, será necessário “engrossar” a água, o café, os sucos, outros. Normalmente, os “espessantes”, ou substâncias que engrossam os líquidos, o que auxilia a preparação da refeição.

Os alimentos sólidos podem ser amassados, liquidificados ou amaciados com líquido para adequar a consistência aceita pelo paciente. São também utilizados espessantes após liquidificar o sólido para garantir a consistência segura para o paciente deglutir.

É importante que o estado nutricional geral e a hidratação do paciente sejam acompanhados pela equipe de nutrição. Sinais de desidratação incluem pele ressecada, ausência de suor e, às vezes, alterações no estado mental.

Exemplos de consistências:

Pastosos: purês, mingaus.

Líquidos: sucos, café, chá.

Néctar: suco de ameixa, suco de mamão.

Líquidos engrossados: gelatina diluída, iogurte.

Semissólidos: amassados em pedaços, picados.

Sólidos: carnes, frutas.


1,301 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy