Buscar
  • Dra Roberta França

OSTEOPOROSE


Osteoporose é a doença que atinge os ossos, enfraquecendo e deixando-os "ocos" com grande risco de fratura!! Atinge principalmente mulheres a partir da menopausa (devido à perda hormonal), mas os homens também enfrentam esse problema após os 65 anos, diferente do que se pensava há anos atrás.

Apesar de ter um componente hereditário, os hábitos de vida influenciam diretamente na qualidade dos nossos ossos na terceira idade e é imprescindível que a partir dos 50 anos você faça o exame anual chamado "densitometria óssea" onde será avaliada a densidade do seu osso.

O exame poderá vir:

* normal; * osteopenia: os ossos já começam a perder massa mas ainda não estão frágeis nem ocos; * osteoporose: o osso já está fraco e oco. E os riscos de fratura são altos.

Alguns bons hábitos ajudam muito e destacarei os que considero melhores. Anote aí: * o Sol é importante para metabolização das nossas vitaminas! 15 minutos de exposição diária é fundamental * ingerir leite. Pode ser leite desnatado (precisamos do cálcio, não da gordura do leite). Pelo menos 1 copo de 200 ml ao dia * derivados do leite. Iogurtes - vale 1 copo ao dia e os queijos brancos - minas/cottage/ricota - 2 fatias. Queijos amarelo nem pensar! * atividade física regular, tipo musculação. Músculos saudáveis... ossos mais protegidos. E lembre-se de não tomar nenhuma medicação sem o conhecimento do seu médico.

Quer saber mais? Procure seu geriatra.


0 visualização

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy