Buscar
  • Dra Roberta França

A EVOLUÇÃO HUMANA E O CÉREBRO SOCIAL


E chegamos ao fim de mais um Congresso! Foram dias , acima de tudo, de muita reflexão. Ao longo dos dias continuarei discutindo com vocês temas abordados. Hoje, na despedida desta cidade , vou falar sobre um tema tão discutido e mesmo assim tão curioso a todos nós...

A EVOLUÇÃO HUMANA E O CÉREBRO SOCIAL Estamos evoluindo há aproximadamente 7 milhões de anos... de todos os seres existentes no planeta, nenhum teve uma evolução tão rápida quanto o homem. De hominídeos, a homos e até o homo sapiens que conhecemos hoje, levamos apenas 1,5 milhões de anos para "conquistar o mundo". Todos os estudos que buscam compreender como o homem conseguiu essa façanha, mostra que mais que alterações fisiomorfologicas (pele/dentição/mão/bipedalismo) , foram as alterações comportamentais que nos fizeram chegar até aqui!! Nossa maior flexibilidade comportamental nos levou a maior eficácia cognitiva , aumentando significativamente o tamanho do nosso cérebro! !! Diferente de todas as outras espécies,nós somos a única espécie na terra ,que inclui no seu instinto de sobrevivência, o instinto social! !!! A necessidade de viver não apenas uns com os outros mas também uns pelos outros! !!! Estudos de neuroimagem definem claramente uma rede neuronal automática (área parietal) que evidencia que quando não estamos "pensando em nada", a área cerebral que se ativa é a área social, ou seja,mesmo quando nos sentimos introspectos, pensamos em nós em relação ao mundo social!!! Por outro lado , quando estamos nos socializando, uma grande área cerebral é ativada, denominada "cérebro social"(amigdala/pólo temporal/cingulo). E ainda, fazer caridade ou a sensação de justiça ativam a mesma área cerebral! Incrível não?

Pesquisa realizada sobre o valor da felicidade em países desenvolvidos mostraram que apesar dos grandes ganhos monetários a sensação de bem estar social não era proporcional !!! Os entrevistados "pagavam" valores até 5x seu salário para encontro com amigos, jantar com a família, rever alguém querido!!!!

Qual a grande lição? Definitivamente precisamos rever nossos caminhos. .. Adquirir, comprar, consumir, ter, ter mais, ganhar mais...comprar de novo... Vivemos a ansiedade de um consumismo interminável... Vivemos a era da casa de 3 andares e de lares desfeitos.... de carros importados e amigos virtuais... de corpos esculturais e mentes vazias... Definitivamente precisamos rever nossos caminhos. .. Aceitar que somos seres sociais... que nossa essência desde os primórdios dos tempos é cuidar e ser cuidado!!! Somos todos e somos um... E talvez essa , seja a tão sonhada fórmula da felicidade. ..


35 visualizações

CANTINHO DA GERIATRIA

Textos e artigos da Dra. Roberta França

SIGA NAS REDES

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Blogger Icon

SIGA O CANTINHO NO FACEBOOK

Cantinho da Geriatria 2020 © - Todos os Direitos Reservados

desenvolvido por Toco Me Voy